sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Oração ao tempo

"Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo..."


Feita de urgência em uma situação de emergência.
Eis aí a materia-prima que me compõe.
Não poderia pedir que fosse calma. limpida. poça d'água.
Eu não poderia atender mesmo que o pedido fosse de um querido pedidor.
Me fizeram assim. preocupada. ansiosa. escapante. plenajante.
Desfaço-me deste segundo facilmente prevendo o próximo.
minha próxima trsiteza. minha próxima alegria. minha próxima via. meu próximo amor. meu próximo passo. minha próxima vida para os dias que acredito nela.
Esta proximação me causa calafrio. me entorpe com a angustia de espera do futuro.
Ah, se chegasse logo. se nao demorasse por demais que demora.
Ou, se o minuto agora durasse mais. duas vezes mais. Talvez essa fosse a minha solução.
Firmo um ajuste contigo.
é. com você que inveta e mede o tempo.
Se um minuto durasse o dobro do que me dizem eu teria tempo para existir nele e pensar no próximo.
Ah, sim. me seria descansado viver em um lugar de minutos com 120 segundos.
O tempo daria-me o tempo necessário de ser quieta.
Poderiamos então fazermos um acordo?
Tome o tempo que me sobrou em todos os minutos e me dê de bônus nos proximos. Não seria muita coisa. de fato. mas, bastaria por enquanto.
É uma proposta. Seria de grande delicadeza sua aceita-la,
Seria, aí sim, um tempo popício para quem é nascido urgente.
Bom, senhor guardador do tempo, de toda forma agradeço. as chuvas do início de ano. e a competência de planejar-me um calendário anual.

[*sei que terminamos orações agradecendo. pra não parecermos insatisfeitos por completo ou mal-agradecidos.]

2 comentários:

Beterraba disse...

pocha, puxa, puxa q puxa....

bem, é...

amém, né!

Teresa Maia disse...

"O tempo é a substância de que sou feito."
Jorge Luís Borges